PROFESSOR PEB-II - ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS (6º AO 9º ANO) E/OU ENSINO MÉDIO
Perfil: Comum a todas as áreas
* Cultura geral e profissional
Uma cultura geral ampla favorece o desenvolvimento da
sensibilidade, da imaginação, a possibilidade de produzir significados
e interpretações do que se vive e de fazer conexões
– o que, por sua vez, potencializa a qualidade da intervenção
educativa.
Do modo como é entendida aqui, cultura geral inclui um
amplo espectro de temáticas: familiaridade com as diferentes
produções da cultura popular e erudita e da cultura de massas
e atualização em relação às tendências de transformação do
mundo contemporâneo.
A cultura profissional, por sua vez, refere-se àquilo que é
próprio da atuação do professor no exercício da docência. Fazem
parte desse âmbito temas relativos às tendências da educação e
do papel do professor no mundo atual.
* Conhecimentos sobre a dimensão cultural, social, política
e econômica da educação
Este âmbito, bastante amplo, refere-se a conhecimentos
relativos à realidade social e política brasileira e a sua repercussão
na educação, ao papel social do professor, à discussão das
leis relacionadas à infância, adolescência, educação e profissão,
às questões da ética e da cidadania, às múltiplas expressões
culturais e às questões de poder associadas a todos esses temas.
Diz respeito, portanto, à necessária contextualização dos
conteúdos, assim como o tratamento dos Temas Transversais
– questões sociais atuais que permeiam a prática educativa
como ética, meio ambiente, saúde, pluralidade cultural, trabalho,
consumo e outras – seguem o mesmo princípio: o compromisso
da educação básica com a formação para a cidadania e buscam
a mesma finalidade: possibilitar aos alunos a construção de
significados e a necessária aprendizagem de participação social.
Igualmente, políticas públicas da educação, dados estatísticos,
quadro geral da situação da educação no país, relações
da educação com o trabalho, relações entre escola e sociedade
são informações essenciais para o conhecimento do sistema
educativo e, ainda, a análise da escola como instituição – sua
organização, relações internas e externas – concepção de comunidade
escolar, gestão escolar democrática, conselho de escola
e proposta pedagógica da escola, entre outros.
* Conhecimento pedagógico
Este âmbito refere-se ao conhecimento de diferentes concepções
sobre temas próprios da docência, tais como, currículo
e desenvolvimento curricular, transposição didática, contrato
didático, planejamento, organização de tempo e espaço, gestão
de classe, interação grupal, criação, realização e avaliação das
situações didáticas, avaliação da aprendizagem dos alunos,
consideração de suas especificidades, trabalho diversificado,
relação professor-aluno, análises de situações educativas e de
ensino complexas, entre outros. São deste âmbito, também,
as pesquisas dos processos de aprendizagem dos alunos e os
procedimentos para produção de conhecimento pedagógico
pelo professor.
* Conhecimentos sobre crianças, jovens e adultos
A formação de professores deve assegurar o conhecimento
dos aspectos físicos, cognitivos, afetivos e emocionais do desenvolvimento
individual tanto de uma perspectiva científica quanto
à relativa às representações culturais e às práticas sociais
de diferentes grupos e classes sociais. Igualmente relevante é
a compreensão das formas diversas pelas quais as diferentes
culturas atribuem papéis sociais e características psíquicas a
faixas etárias diversas.
A formação de professores deve assegurar a aquisição
de conhecimentos sobre o desenvolvimento humano e sobre
a forma como diferentes culturas caracterizam as diferentes
faixas etárias e sobre as representações sociais e culturais
dos diferentes períodos: infância, adolescência, juventude e
vida adulta. Igualmente importante é o conhecimento sobre
as peculiaridades dos alunos que apresentam necessidades
educacionais especiais.
Para que possa compreender quem são seus alunos e
identificar as necessidades de atenção, sejam relativas aos
afetos e emoções, aos cuidados corporais, de nutrição e saúde,
sejam relativas às aprendizagens escolares e de socialização,
o professor precisa conhecer aspectos psicológicos que lhe
permitam atuar nos processos de aprendizagem e socialização;
ter conhecimento do desenvolvimento físico e dos processos
de crescimento, assim como dos processos de aprendizagem
dos diferentes conteúdos escolares em diferentes momentos do
desenvolvimento cognitivo, das experiências institucionais e do
universo cultural e social em que seus alunos se inserem. São
esses conhecimentos que o ajudarão a lidar com a diversidade
dos alunos e a trabalhar na perspectiva da escola inclusiva.
É importante que, independentemente da etapa da escolaridade
em que o professor vai atuar, ele tenha uma visão global
sobre esta temática, aprofundando seus conhecimentos sobre
as especificidades da faixa etária e das práticas dos diferentes
grupos sociais com as quais vai trabalhar.
Competências do professor PEB-II
1. Compreender o processo de sociabilidade e de ensino
e aprendizagem na escola e nas suas relações com o contexto
no qual se inserem as instituições de ensino e atuar sobre ele.
2. Situar a escola pública no seu ambiente institucional e
explicar as relações (hierarquias, articulações, obrigatoriedade,
autonomia) que ela mantém com as diferentes instâncias da
gestão pública, utilizando conceitos tais como:
* sistema de ensino; sistema de ensino estadual e municipal;
* âmbitos da gestão das políticas educacionais - nacional,
estadual e municipal, MEC, Secretarias Estaduais e Municipais,
Conselho Nacional de Educação, Conselhos Estaduais de Educação;
3. Reconhecer a importância de participação coletiva e
cooperativa na elaboração, gestão, desenvolvimento e avaliação
da Proposta Pedagógica e curricular da escola, identificando
formas positivas de atuação em diferentes contextos da prática
profissional, além da sala de aula.
4. Compreender a natureza dos fatores socioeconômicos
que afetam o desempenho do aluno na escola e identificar ações
para trabalhar com esses impactos externos, seja para aproveitálos
como enriquecimento dos conteúdos curriculares seja para
atenuar eventuais efeitos negativos.
5. Compreender o significado e a importância do currículo
para garantir que todos os alunos façam um percurso básico
comum e aprendam as competências e habilidades que têm o
direito de aprender.
6. Diante de informações gerais sobre a escola, a idade da
turma, a etapa (Fundamental ou Médio) e o ano/série, bem como
sobre os recursos pedagógicos existentes e outras condições
pertinentes da escola, propor sequências didáticas de sua disciplina,
nas quais sejam explicitadas e explicadas o que o aluno
deverá aprender com a situação proposta:
* o conteúdo a ser aprendido e as competências e habilidades
a ele associados;
* as estratégias a serem adotadas;
* os materiais e recursos de apoio à aprendizagem;
* as formas de agrupamento dos alunos nas atividades
previstas;
* as atividades de professor e aluno distribuídas no tempo,
de modo a ficar claro o percurso a ser realizado para que a
aprendizagem aconteça;
* o tipo de acompanhamento que o professor deve fazer
ao longo do percurso; * as estratégias de avaliação e as possíveis estratégias de
recuperação na hipótese de dificuldades de aprendizagem.
7. Demonstrar domínio de conceitos que envolvem as
questões sobre violência na escola e no seu entorno, de bulling
e de indisciplina geral.
8. Incentivar o desenvolvimento do espírito crítico dos
alunos e de toda a comunidade escolar, preparando-os para
enfrentar os conflitos sociais, as desigualdades, o racismo, o
preconceito e à questão ambiental.
9. Compreender os mecanismos institucionais de monitoramento
de desempenho acadêmico dos alunos, ao longo de sua
trajetória escolar, tais como:
* organização em ciclos;
* progressão continuada;
* recuperação da aprendizagem conforme organizado no
sistema de ensino público do Estado de São Paulo.
10. Demonstrar domínio de processos de ação e investigação
que possibilitem o aperfeiçoamento da prática pedagógica.
Habilidades do professor PEB-II
1. Identificar as novas demandas que a sociedade do conhecimento
está colocando para a educação escolar.
2. Identificar, dada uma situação problema, formas de atuação
docente, possíveis de serem implementadas, considerando
o contexto das políticas de currículo da Secretaria de Estado da
Educação de São Paulo, nas dimensões sala de aula e escola.
3. Identificar a composição, os papéis e funções da equipe
de uma escola e as normas que devem reger as relações entre
os profissionais que nela trabalham.
4. Reconhecer principais leis e normas que regulamentam a
profissão de professor, sendo capaz de identificar as incumbências
do professor, tal como prescritas pelo Art. 13 da LDB, em
situações concretas que lhe são apresentadas.
5. Diante de um problema de uma escola caracterizada,
indicar os aspectos que devem ser discutidos e trabalhados
coletivamente pela equipe escolar, segundo a legislação.
6. Identificar os diferentes componentes da Proposta Pedagógica.
7. Identificar práticas educativas que levem em conta as
características dos alunos e de seu meio social, seus temas e
necessidades do mundo contemporâneo e os princípios, prioridades
e objetivos da Proposta Pedagógica.
8. Compreender as fases de desenvolvimento da criança
e do jovem e associar e explicar como a escola e o professor
devem agir para adequar o ensino e promover a aprendizagem
em cada uma dessas etapas.
9. Identificar e justificar a importância dos organizadores de
situações de aprendizagem (competências e habilidades que os
alunos deverão constituir; conteúdos curriculares selecionados;
atividades do aluno e do professor; avaliação e recuperação).
10. Reconhecer estratégias para gerenciar o tempo em sala
de aula, nas seguintes situações, considerando a diversidade dos
alunos, os objetivos das atividades propostas e as características
dos próprios conteúdos:
* Existência de alunos que aprendem mais depressa e
alunos mais lentos;
* Tempo para dar conta do conteúdo previsto no plano de
trabalho (anual, bimestral, semanal);
* Sugerir e explicar formas de agrupamento dos alunos,
indicando as situações para as quais são adequadas.
11. Utilizar estratégias e instrumentos diversificados de
avaliação da aprendizagem e, a partir de seus resultados, reconhecer
propostas de intervenção pedagógica, considerando o
desenvolvimento de diferentes capacidades dos alunos;
12. Compreender o significado das avaliações externas –
nacionais e internacionais – que vêm sendo aplicadas no Brasil
e reconhecer alcances e limites do uso dos resultados que o país
vem apresentando nessas avaliações na última década.
13. Identificar as principais características do SARESP após
suas modificações de 2007.
14. Interpretar adequadamente o IDEB e o IDESP – como se
constroem, para que servem, o que significam para a educação
escolar brasileira e paulista.
15. Diante de situações-problema relativas às relações
interpessoais que ocorrem na escola, identificar a origem do
problema e as possíveis soluções.
16. Identificar os diferentes componentes que organizam
os planos de ensino dos professores, nas diferentes disciplinas.
17. Identificar estratégias preventivas e precauções que
serão utilizadas no âmbito da escola e nos planos de cada
professor, em relação aos temas de violência na escola e no
entorno dela.
18. Reconhecer a existência de diferentes formas de violência:
simbólica, física e psicológica.
19. Caracterizar as diferentes modalidades de recuperação
da aprendizagem e seus objetivos específicos.
20. Identificar as principais características do regime de
progressão continuada e as vantagens apresentadas na legislação,
que institui a organização escolar em ciclos, do sistema de
ensino público do Estado de São Paulo.
21. Identificar o espaço de trabalho coletivo – HTPC, como
espaço de enriquecimento da prática docente e de participação
em ações de formação continuada.
Embora esta não seja a única competência que se espera do
professor de Ciências do Ensino Fundamental, é essencial que
este profissional revele o domínio de conhecimentos específicos
de Ciências Naturais - seus fenômenos, princípios, leis, modelos,
suas linguagens, seus métodos de experimentação e investigação,
sua contextualização histórica e social, suas tecnologias e
relações com outras áreas do conhecimento, como também dos
fundamentos que estruturam o trabalho curricular na disciplina
e que dizem respeito à aplicação didática e metodológica desses
conhecimentos na prática de sala de aula.
Essa competência técnica pode se expressar, entre outras,
pelas seguintes características desejáveis dos professores da
disciplina:
Competências do professor de Ciências
1. Reconhecer a presença das ciências na cultura e na vida
em sociedade, na investigação de materiais e substâncias, da
vida, da Terra e do cosmo e, em associação com as tecnologias,
na produção de conhecimentos, manifestações artísticas, bens e
serviços, assim como enfatizar esta presença para aproximar o
conhecimento científico do interesse de crianças e jovens.
2. Identificar as ciências como dimensão da cultura humana,
de caráter histórico, portanto, como produção de conhecimento
dinamicamente relacionada a tecnologias e a outros âmbitos da
cultura humana, das quais também depende, e com critérios de
verificação fundados em permanente exercício da dúvida. 3. Promover e valorizar a alfabetização científico-tecnológica,
ou seja, a capacidade de expressar e comunicar a partir das
linguagens da ciência, bem como de expressar o saber científico
por meio de diferentes linguagens.
4. Ser capaz de construir relações significativas entre os
diferentes campos de conhecimento das ciências naturais (Física,
Química e Biologia) em múltiplos contextos, incluindo-se os de
outras áreas, favorecendo, assim, a interdisciplinaridade e a
transdisciplinaridade.
5. Compreender que o ensino de Ciências deve compor o
desenvolvimento da cultura científica juntamente com a promoção
de competências, habilidades e valores humanos.
6. Conduzir a aprendizagem de forma a promover a
emancipação e a capacidade de trabalho coletivo dos alunos,
planejando e realizando atividades com sua participação ativa,
e também demandando consulta e cooperação entre eles, em
questões de caráter prático, crítico e propositivo.
7. Tratar temáticas que dialoguem com o contexto da escola
e com a realidade dos alunos, antecedendo aquelas que transcendem
seu espaço vivencial, respeitando as culturas regionais,
mas orientando a construção conceitual com vistas a uma
cultura científica de sentido universal.
8. Respeitar as etapas de desenvolvimento cognitivo dos
alunos, utilizando linguagens e níveis de complexidade dos
conteúdos disciplinares de forma compatível com a maturidade
esperada da faixa etária típica de cada série.
9. Realizar e sugerir observações e medidas práticas que
não se limitem a experiências demonstrativas ou laboratoriais,
mas que também envolvam percepções e verificações do mundo
real, em que sejam relevantes a participação e o registro feitos
pelos alunos.
10. Ser capaz de motivar e fomentar os interesses dos
alunos, estimulando a investigação e a capacidade de pesquisar
e de fazer perguntas, assumindo, com tolerância e respeito, a
responsabilidade inerente à função que exerce, o que também
inclui cuidados com a sua própria formação contínua.
Habilidades do professor de Ciências
1. Reconhecer argumentos favoráveis e desfavoráveis à
adoção de diferentes estratégias de ensino de Ciências, a partir
da descrição de situações de ensino e de aprendizagem.
2. Estabelecer relações efetivas entre ambiente natural e
ambiente construído pela intervenção humana, caracterizando o
primeiro pela relação entre seres entre si e com os componentes
inanimados do seu meio, e compreendendo o que deveria ser um
uso sustentável dos recursos naturais, revelando necessidades
e buscando discutir limites para a ação humana sobre o meio.
3. Compreender a participação do ar, da água, do solo e
do fluxo de energia nos ecossistemas, com a função essencial
da energia luminosa do Sol na produção primária de alimentos,
assim como as relações alimentares entre produtores, consumidores
e decompositores.
4. Caracterizar a dependência entre os sistemas vivos e as
características ambientais geográficas de cada região, situando
a diversidade de ecossistemas nas várias regiões brasileiras e a
importância de sua preservação.
5. Identificar as características básicas dos seres vivos,
como organização celular, obtenção de matéria e de energia e
transferência de energia entre seres vivos.
6. Comparar diferentes grupos de plantas sob diferentes
aspectos e, em particular, a reprodução de plantas com e sem
flores.
7. Classificar e agrupar para compreender a variedade de
espécies, apontando os reinos na classificação dos seres vivos e
destacando semelhanças e diferenças entre eles.
8. Identificar características de grupos de vertebrados e
invertebrados, identificando semelhanças e diferenças entre eles.
9. Identificar hipóteses e teorias sobre a origem e a evolução
dos seres vivos, que revelam como fósseis e outros registros
do passado mostram como se operaram transformações dos
seres vivos ao longo do tempo, reconhecendo igualmente as
causas e as consequências da extinção de espécies.
10. Demonstrar compreensão das estratégias e processos de
ocupação dos espaços pelos seres humanos e das consequências
da produção de alimentos, da obtenção de materiais do solo, do
subsolo e da atmosfera e, ainda, da domesticação de vegetais
e animais.
11. Demonstrar compreensão de como os ciclos naturais
do ar e da água e a biomassa viva ou fóssil são aproveitados e
processados para uso energético.
12. Identificar, em representações variadas, fontes e transformações
de energia que ocorrem em processos naturais e
tecnológicos, bem como selecionar, dentre as diferentes formas
de se obter um mesmo recurso material ou energético, as mais
adequadas ou viáveis para suprir as necessidades de determinada
região.
13. Reconhecer transformações químicas do cotidiano e
do sistema produtivo através da diferença de propriedades dos
materiais e do envolvimento de energia nessas transformações e
apontar necessidades e benefícios, assim como riscos e prejuízos
ambientais relacionados a alterações de processos naturais e à
contaminação por resíduos.
14. Compreender a constituição dos materiais, diferenciando
conceitos de elementos, substâncias químicas, misturas,
com suas propriedades físicas, revelando também uma visão
microscópica que responda por suas propriedades, assim como
ter uma compreensão das muitas radiações e de seu espectro,
em correlação com as suas diversas aplicações.
15. Caracterizar a saúde como bem estar físico, mental e
social, identificando seus condicionantes (alimentação, moradia,
saneamento, meio ambiente, renda, trabalho, educação, transporte
e lazer), e recorrendo a indicadores de saúde, sociais e
econômicos para diagnosticar a situação de estados ou regiões
brasileiras.
16. Reconhecer os agravos mais frequentes à saúde, suas
causas, prevenção, tratamento e distribuição, bem como as funções
dos diferentes nutrientes na manutenção da saúde.
17. Compreender o caráter sistêmico do corpo humano, descrevendo
relações entre os sistemas, ósseo-muscular, endócrino,
nervoso e os órgãos dos sentidos, mostrando também como se
relacionam sexualidade e saúde reprodutiva e como as drogas
interferem no organismo.
18. Construir uma representação da Terra, com suas dimensões,
estrutura interna e modelos de placas tectônicas, associando
essa compreensão com fenômenos naturais como vulcões,
terremotos ou tsunamis.
19. Situar a Terra no universo, associando os movimentos da
Terra aos aparentes da Lua, do Sol e das estrelas, às medidas de
tempo diário, às estações do ano e eclipses, assim como ter uma
compreensão do Sistema Solar, com as dimensões, distâncias e
características dos planetas.
20. Reconhecer o aspecto cultural relacionado às constelações,
bem como o movimento das estrelas no céu e sua relação
com movimentos da Terra. Identificar o Sol como uma estrela e
estabelecer o conceito de galáxia, compreendendo o movimento
do Sol na Via Láctea.