sexta-feira, 5 de novembro de 2010

PROFESSOR PEB-II - ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS (6º AO 9º ANO) E/OU ENSINO MÉDIO

PROFESSOR PEB-II - ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS (6º AO 9º ANO) E/OU ENSINO MÉDIO



Perfil: Comum a todas as áreas



* Cultura geral e profissional



Uma cultura geral ampla favorece o desenvolvimento da



sensibilidade, da imaginação, a possibilidade de produzir significados



e interpretações do que se vive e de fazer conexões



– o que, por sua vez, potencializa a qualidade da intervenção



educativa.



Do modo como é entendida aqui, cultura geral inclui um



amplo espectro de temáticas: familiaridade com as diferentes



produções da cultura popular e erudita e da cultura de massas



e atualização em relação às tendências de transformação do



mundo contemporâneo.



A cultura profissional, por sua vez, refere-se àquilo que é



próprio da atuação do professor no exercício da docência. Fazem



parte desse âmbito temas relativos às tendências da educação e



do papel do professor no mundo atual.



* Conhecimentos sobre a dimensão cultural, social, política



e econômica da educação



Este âmbito, bastante amplo, refere-se a conhecimentos



relativos à realidade social e política brasileira e a sua repercussão



na educação, ao papel social do professor, à discussão das



leis relacionadas à infância, adolescência, educação e profissão,



às questões da ética e da cidadania, às múltiplas expressões



culturais e às questões de poder associadas a todos esses temas.



Diz respeito, portanto, à necessária contextualização dos



conteúdos, assim como o tratamento dos Temas Transversais



– questões sociais atuais que permeiam a prática educativa



como ética, meio ambiente, saúde, pluralidade cultural, trabalho,



consumo e outras – seguem o mesmo princípio: o compromisso



da educação básica com a formação para a cidadania e buscam



a mesma finalidade: possibilitar aos alunos a construção de



significados e a necessária aprendizagem de participação social.



Igualmente, políticas públicas da educação, dados estatísticos,



quadro geral da situação da educação no país, relações



da educação com o trabalho, relações entre escola e sociedade



são informações essenciais para o conhecimento do sistema



educativo e, ainda, a análise da escola como instituição – sua



organização, relações internas e externas – concepção de comunidade



escolar, gestão escolar democrática, conselho de escola



e proposta pedagógica da escola, entre outros.



* Conhecimento pedagógico



Este âmbito refere-se ao conhecimento de diferentes concepções



sobre temas próprios da docência, tais como, currículo



e desenvolvimento curricular, transposição didática, contrato



didático, planejamento, organização de tempo e espaço, gestão



de classe, interação grupal, criação, realização e avaliação das



situações didáticas, avaliação da aprendizagem dos alunos,



consideração de suas especificidades, trabalho diversificado,



relação professor-aluno, análises de situações educativas e de



ensino complexas, entre outros. São deste âmbito, também,



as pesquisas dos processos de aprendizagem dos alunos e os



procedimentos para produção de conhecimento pedagógico



pelo professor.



* Conhecimentos sobre crianças, jovens e adultos



A formação de professores deve assegurar o conhecimento



dos aspectos físicos, cognitivos, afetivos e emocionais do desenvolvimento



individual tanto de uma perspectiva científica quanto



à relativa às representações culturais e às práticas sociais



de diferentes grupos e classes sociais. Igualmente relevante é



a compreensão das formas diversas pelas quais as diferentes



culturas atribuem papéis sociais e características psíquicas a



faixas etárias diversas.



A formação de professores deve assegurar a aquisição



de conhecimentos sobre o desenvolvimento humano e sobre



a forma como diferentes culturas caracterizam as diferentes



faixas etárias e sobre as representações sociais e culturais



dos diferentes períodos: infância, adolescência, juventude e



vida adulta. Igualmente importante é o conhecimento sobre



as peculiaridades dos alunos que apresentam necessidades



educacionais especiais.



Para que possa compreender quem são seus alunos e



identificar as necessidades de atenção, sejam relativas aos



afetos e emoções, aos cuidados corporais, de nutrição e saúde,



sejam relativas às aprendizagens escolares e de socialização,



o professor precisa conhecer aspectos psicológicos que lhe



permitam atuar nos processos de aprendizagem e socialização;



ter conhecimento do desenvolvimento físico e dos processos



de crescimento, assim como dos processos de aprendizagem



dos diferentes conteúdos escolares em diferentes momentos do



desenvolvimento cognitivo, das experiências institucionais e do



universo cultural e social em que seus alunos se inserem. São



esses conhecimentos que o ajudarão a lidar com a diversidade



dos alunos e a trabalhar na perspectiva da escola inclusiva.



É importante que, independentemente da etapa da escolaridade



em que o professor vai atuar, ele tenha uma visão global



sobre esta temática, aprofundando seus conhecimentos sobre



as especificidades da faixa etária e das práticas dos diferentes



grupos sociais com as quais vai trabalhar.



Competências do professor PEB-II



1. Compreender o processo de sociabilidade e de ensino



e aprendizagem na escola e nas suas relações com o contexto



no qual se inserem as instituições de ensino e atuar sobre ele.



2. Situar a escola pública no seu ambiente institucional e



explicar as relações (hierarquias, articulações, obrigatoriedade,



autonomia) que ela mantém com as diferentes instâncias da



gestão pública, utilizando conceitos tais como:



* sistema de ensino; sistema de ensino estadual e municipal;



* âmbitos da gestão das políticas educacionais - nacional,



estadual e municipal, MEC, Secretarias Estaduais e Municipais,



Conselho Nacional de Educação, Conselhos Estaduais de Educação;



3. Reconhecer a importância de participação coletiva e



cooperativa na elaboração, gestão, desenvolvimento e avaliação



da Proposta Pedagógica e curricular da escola, identificando



formas positivas de atuação em diferentes contextos da prática



profissional, além da sala de aula.



4. Compreender a natureza dos fatores socioeconômicos



que afetam o desempenho do aluno na escola e identificar ações



para trabalhar com esses impactos externos, seja para aproveitálos



como enriquecimento dos conteúdos curriculares seja para



atenuar eventuais efeitos negativos.



5. Compreender o significado e a importância do currículo



para garantir que todos os alunos façam um percurso básico



comum e aprendam as competências e habilidades que têm o



direito de aprender.



6. Diante de informações gerais sobre a escola, a idade da



turma, a etapa (Fundamental ou Médio) e o ano/série, bem como



sobre os recursos pedagógicos existentes e outras condições



pertinentes da escola, propor sequências didáticas de sua disciplina,



nas quais sejam explicitadas e explicadas o que o aluno



deverá aprender com a situação proposta:



* o conteúdo a ser aprendido e as competências e habilidades



a ele associados;



* as estratégias a serem adotadas;



* os materiais e recursos de apoio à aprendizagem;



* as formas de agrupamento dos alunos nas atividades



previstas;



* as atividades de professor e aluno distribuídas no tempo,



de modo a ficar claro o percurso a ser realizado para que a



aprendizagem aconteça;



* o tipo de acompanhamento que o professor deve fazer



ao longo do percurso; * as estratégias de avaliação e as possíveis estratégias de



recuperação na hipótese de dificuldades de aprendizagem.



7. Demonstrar domínio de conceitos que envolvem as



questões sobre violência na escola e no seu entorno, de bulling



e de indisciplina geral.



8. Incentivar o desenvolvimento do espírito crítico dos



alunos e de toda a comunidade escolar, preparando-os para



enfrentar os conflitos sociais, as desigualdades, o racismo, o



preconceito e à questão ambiental.



9. Compreender os mecanismos institucionais de monitoramento



de desempenho acadêmico dos alunos, ao longo de sua



trajetória escolar, tais como:



* organização em ciclos;



* progressão continuada;



* recuperação da aprendizagem conforme organizado no



sistema de ensino público do Estado de São Paulo.



10. Demonstrar domínio de processos de ação e investigação



que possibilitem o aperfeiçoamento da prática pedagógica.



Habilidades do professor PEB-II



1. Identificar as novas demandas que a sociedade do conhecimento



está colocando para a educação escolar.



2. Identificar, dada uma situação problema, formas de atuação



docente, possíveis de serem implementadas, considerando



o contexto das políticas de currículo da Secretaria de Estado da



Educação de São Paulo, nas dimensões sala de aula e escola.



3. Identificar a composição, os papéis e funções da equipe



de uma escola e as normas que devem reger as relações entre



os profissionais que nela trabalham.



4. Reconhecer principais leis e normas que regulamentam a



profissão de professor, sendo capaz de identificar as incumbências



do professor, tal como prescritas pelo Art. 13 da LDB, em



situações concretas que lhe são apresentadas.



5. Diante de um problema de uma escola caracterizada,



indicar os aspectos que devem ser discutidos e trabalhados



coletivamente pela equipe escolar, segundo a legislação.



6. Identificar os diferentes componentes da Proposta Pedagógica.



7. Identificar práticas educativas que levem em conta as



características dos alunos e de seu meio social, seus temas e



necessidades do mundo contemporâneo e os princípios, prioridades



e objetivos da Proposta Pedagógica.



8. Compreender as fases de desenvolvimento da criança



e do jovem e associar e explicar como a escola e o professor



devem agir para adequar o ensino e promover a aprendizagem



em cada uma dessas etapas.



9. Identificar e justificar a importância dos organizadores de



situações de aprendizagem (competências e habilidades que os



alunos deverão constituir; conteúdos curriculares selecionados;



atividades do aluno e do professor; avaliação e recuperação).



10. Reconhecer estratégias para gerenciar o tempo em sala



de aula, nas seguintes situações, considerando a diversidade dos



alunos, os objetivos das atividades propostas e as características



dos próprios conteúdos:



* Existência de alunos que aprendem mais depressa e



alunos mais lentos;



* Tempo para dar conta do conteúdo previsto no plano de



trabalho (anual, bimestral, semanal);



* Sugerir e explicar formas de agrupamento dos alunos,



indicando as situações para as quais são adequadas.



11. Utilizar estratégias e instrumentos diversificados de



avaliação da aprendizagem e, a partir de seus resultados, reconhecer



propostas de intervenção pedagógica, considerando o



desenvolvimento de diferentes capacidades dos alunos;



12. Compreender o significado das avaliações externas –



nacionais e internacionais – que vêm sendo aplicadas no Brasil



e reconhecer alcances e limites do uso dos resultados que o país



vem apresentando nessas avaliações na última década.



13. Identificar as principais características do SARESP após



suas modificações de 2007.



14. Interpretar adequadamente o IDEB e o IDESP – como se



constroem, para que servem, o que significam para a educação



escolar brasileira e paulista.



15. Diante de situações-problema relativas às relações



interpessoais que ocorrem na escola, identificar a origem do



problema e as possíveis soluções.



16. Identificar os diferentes componentes que organizam



os planos de ensino dos professores, nas diferentes disciplinas.



17. Identificar estratégias preventivas e precauções que



serão utilizadas no âmbito da escola e nos planos de cada



professor, em relação aos temas de violência na escola e no



entorno dela.



18. Reconhecer a existência de diferentes formas de violência:



simbólica, física e psicológica.



19. Caracterizar as diferentes modalidades de recuperação



da aprendizagem e seus objetivos específicos.



20. Identificar as principais características do regime de



progressão continuada e as vantagens apresentadas na legislação,



que institui a organização escolar em ciclos, do sistema de



ensino público do Estado de São Paulo.



21. Identificar o espaço de trabalho coletivo – HTPC, como



espaço de enriquecimento da prática docente e de participação



em ações de formação continuada.





Embora esta não seja a única competência que se espera do



professor de Ciências do Ensino Fundamental, é essencial que



este profissional revele o domínio de conhecimentos específicos



de Ciências Naturais - seus fenômenos, princípios, leis, modelos,



suas linguagens, seus métodos de experimentação e investigação,



sua contextualização histórica e social, suas tecnologias e



relações com outras áreas do conhecimento, como também dos



fundamentos que estruturam o trabalho curricular na disciplina



e que dizem respeito à aplicação didática e metodológica desses



conhecimentos na prática de sala de aula.



Essa competência técnica pode se expressar, entre outras,



pelas seguintes características desejáveis dos professores da



disciplina:


Competências do professor de Ciências



1. Reconhecer a presença das ciências na cultura e na vida



em sociedade, na investigação de materiais e substâncias, da



vida, da Terra e do cosmo e, em associação com as tecnologias,



na produção de conhecimentos, manifestações artísticas, bens e



serviços, assim como enfatizar esta presença para aproximar o



conhecimento científico do interesse de crianças e jovens.



2. Identificar as ciências como dimensão da cultura humana,



de caráter histórico, portanto, como produção de conhecimento



dinamicamente relacionada a tecnologias e a outros âmbitos da



cultura humana, das quais também depende, e com critérios de



verificação fundados em permanente exercício da dúvida. 3. Promover e valorizar a alfabetização científico-tecnológica,



ou seja, a capacidade de expressar e comunicar a partir das



linguagens da ciência, bem como de expressar o saber científico



por meio de diferentes linguagens.



4. Ser capaz de construir relações significativas entre os



diferentes campos de conhecimento das ciências naturais (Física,



Química e Biologia) em múltiplos contextos, incluindo-se os de



outras áreas, favorecendo, assim, a interdisciplinaridade e a



transdisciplinaridade.



5. Compreender que o ensino de Ciências deve compor o



desenvolvimento da cultura científica juntamente com a promoção



de competências, habilidades e valores humanos.



6. Conduzir a aprendizagem de forma a promover a



emancipação e a capacidade de trabalho coletivo dos alunos,



planejando e realizando atividades com sua participação ativa,



e também demandando consulta e cooperação entre eles, em



questões de caráter prático, crítico e propositivo.



7. Tratar temáticas que dialoguem com o contexto da escola



e com a realidade dos alunos, antecedendo aquelas que transcendem



seu espaço vivencial, respeitando as culturas regionais,



mas orientando a construção conceitual com vistas a uma



cultura científica de sentido universal.



8. Respeitar as etapas de desenvolvimento cognitivo dos



alunos, utilizando linguagens e níveis de complexidade dos



conteúdos disciplinares de forma compatível com a maturidade



esperada da faixa etária típica de cada série.



9. Realizar e sugerir observações e medidas práticas que



não se limitem a experiências demonstrativas ou laboratoriais,



mas que também envolvam percepções e verificações do mundo



real, em que sejam relevantes a participação e o registro feitos



pelos alunos.



10. Ser capaz de motivar e fomentar os interesses dos



alunos, estimulando a investigação e a capacidade de pesquisar



e de fazer perguntas, assumindo, com tolerância e respeito, a



responsabilidade inerente à função que exerce, o que também



inclui cuidados com a sua própria formação contínua.



Habilidades do professor de Ciências



1. Reconhecer argumentos favoráveis e desfavoráveis à



adoção de diferentes estratégias de ensino de Ciências, a partir



da descrição de situações de ensino e de aprendizagem.



2. Estabelecer relações efetivas entre ambiente natural e



ambiente construído pela intervenção humana, caracterizando o



primeiro pela relação entre seres entre si e com os componentes



inanimados do seu meio, e compreendendo o que deveria ser um



uso sustentável dos recursos naturais, revelando necessidades



e buscando discutir limites para a ação humana sobre o meio.



3. Compreender a participação do ar, da água, do solo e



do fluxo de energia nos ecossistemas, com a função essencial



da energia luminosa do Sol na produção primária de alimentos,



assim como as relações alimentares entre produtores, consumidores



e decompositores.



4. Caracterizar a dependência entre os sistemas vivos e as



características ambientais geográficas de cada região, situando



a diversidade de ecossistemas nas várias regiões brasileiras e a



importância de sua preservação.



5. Identificar as características básicas dos seres vivos,



como organização celular, obtenção de matéria e de energia e



transferência de energia entre seres vivos.



6. Comparar diferentes grupos de plantas sob diferentes



aspectos e, em particular, a reprodução de plantas com e sem



flores.



7. Classificar e agrupar para compreender a variedade de



espécies, apontando os reinos na classificação dos seres vivos e



destacando semelhanças e diferenças entre eles.



8. Identificar características de grupos de vertebrados e



invertebrados, identificando semelhanças e diferenças entre eles.



9. Identificar hipóteses e teorias sobre a origem e a evolução



dos seres vivos, que revelam como fósseis e outros registros



do passado mostram como se operaram transformações dos



seres vivos ao longo do tempo, reconhecendo igualmente as



causas e as consequências da extinção de espécies.



10. Demonstrar compreensão das estratégias e processos de



ocupação dos espaços pelos seres humanos e das consequências



da produção de alimentos, da obtenção de materiais do solo, do



subsolo e da atmosfera e, ainda, da domesticação de vegetais



e animais.



11. Demonstrar compreensão de como os ciclos naturais



do ar e da água e a biomassa viva ou fóssil são aproveitados e



processados para uso energético.



12. Identificar, em representações variadas, fontes e transformações



de energia que ocorrem em processos naturais e



tecnológicos, bem como selecionar, dentre as diferentes formas



de se obter um mesmo recurso material ou energético, as mais



adequadas ou viáveis para suprir as necessidades de determinada



região.



13. Reconhecer transformações químicas do cotidiano e



do sistema produtivo através da diferença de propriedades dos



materiais e do envolvimento de energia nessas transformações e



apontar necessidades e benefícios, assim como riscos e prejuízos



ambientais relacionados a alterações de processos naturais e à



contaminação por resíduos.



14. Compreender a constituição dos materiais, diferenciando



conceitos de elementos, substâncias químicas, misturas,



com suas propriedades físicas, revelando também uma visão



microscópica que responda por suas propriedades, assim como



ter uma compreensão das muitas radiações e de seu espectro,



em correlação com as suas diversas aplicações.



15. Caracterizar a saúde como bem estar físico, mental e



social, identificando seus condicionantes (alimentação, moradia,



saneamento, meio ambiente, renda, trabalho, educação, transporte



e lazer), e recorrendo a indicadores de saúde, sociais e



econômicos para diagnosticar a situação de estados ou regiões



brasileiras.



16. Reconhecer os agravos mais frequentes à saúde, suas



causas, prevenção, tratamento e distribuição, bem como as funções



dos diferentes nutrientes na manutenção da saúde.



17. Compreender o caráter sistêmico do corpo humano, descrevendo



relações entre os sistemas, ósseo-muscular, endócrino,



nervoso e os órgãos dos sentidos, mostrando também como se



relacionam sexualidade e saúde reprodutiva e como as drogas



interferem no organismo.



18. Construir uma representação da Terra, com suas dimensões,



estrutura interna e modelos de placas tectônicas, associando



essa compreensão com fenômenos naturais como vulcões,



terremotos ou tsunamis.



19. Situar a Terra no universo, associando os movimentos da



Terra aos aparentes da Lua, do Sol e das estrelas, às medidas de



tempo diário, às estações do ano e eclipses, assim como ter uma



compreensão do Sistema Solar, com as dimensões, distâncias e



características dos planetas.



20. Reconhecer o aspecto cultural relacionado às constelações,



bem como o movimento das estrelas no céu e sua relação



com movimentos da Terra. Identificar o Sol como uma estrela e



estabelecer o conceito de galáxia, compreendendo o movimento



do Sol na Via Láctea.









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