quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Perfil: Professor de Ciências

Embora esta não seja a única competência que se espera do

professor de Ciências do Ensino Fundamental, é essencial que

este profissional revele o domínio de conhecimentos específicos

de Ciências Naturais - seus fenômenos, princípios, leis, modelos,

suas linguagens, seus métodos de experimentação e investigação,

sua contextualização histórica e social, suas tecnologias e

relações com outras áreas do conhecimento, como também dos

fundamentos que estruturam o trabalho curricular na disciplina

e que dizem respeito à aplicação didática e metodológica desses

conhecimentos na prática de sala de aula.

Essa competência técnica pode se expressar, entre outras,

pelas seguintes características desejáveis dos professores da

disciplina:

Competências do professor de Ciências

1. Reconhecer a presença das ciências na cultura e na vida

em sociedade, na investigação de materiais e substâncias, da

vida, da Terra e do cosmo e, em associação com as tecnologias,

na produção de conhecimentos, manifestações artísticas, bens e

serviços, assim como enfatizar esta presença para aproximar o

conhecimento científico do interesse de crianças e jovens.

2. Identificar as ciências como dimensão da cultura humana,

de caráter histórico, portanto, como produção de conhecimento

dinamicamente relacionada a tecnologias e a outros âmbitos da

cultura humana, das quais também depende, e com critérios de

verificação fundados em permanente exercício da dúvida. 3. Promover e valorizar a alfabetização científico-tecnológica,

ou seja, a capacidade de expressar e comunicar a partir das

linguagens da ciência, bem como de expressar o saber científico

por meio de diferentes linguagens.

4. Ser capaz de construir relações significativas entre os

diferentes campos de conhecimento das ciências naturais (Física,

Química e Biologia) em múltiplos contextos, incluindo-se os de

outras áreas, favorecendo, assim, a interdisciplinaridade e a

transdisciplinaridade.

5. Compreender que o ensino de Ciências deve compor o

desenvolvimento da cultura científica juntamente com a promoção

de competências, habilidades e valores humanos.

6. Conduzir a aprendizagem de forma a promover a

emancipação e a capacidade de trabalho coletivo dos alunos,

planejando e realizando atividades com sua participação ativa,

e também demandando consulta e cooperação entre eles, em

questões de caráter prático, crítico e propositivo.

7. Tratar temáticas que dialoguem com o contexto da escola

e com a realidade dos alunos, antecedendo aquelas que transcendem

seu espaço vivencial, respeitando as culturas regionais,

mas orientando a construção conceitual com vistas a uma

cultura científica de sentido universal.

8. Respeitar as etapas de desenvolvimento cognitivo dos

alunos, utilizando linguagens e níveis de complexidade dos

conteúdos disciplinares de forma compatível com a maturidade

esperada da faixa etária típica de cada série.

9. Realizar e sugerir observações e medidas práticas que

não se limitem a experiências demonstrativas ou laboratoriais,

mas que também envolvam percepções e verificações do mundo

real, em que sejam relevantes a participação e o registro feitos

pelos alunos.

10. Ser capaz de motivar e fomentar os interesses dos

alunos, estimulando a investigação e a capacidade de pesquisar

e de fazer perguntas, assumindo, com tolerância e respeito, a

responsabilidade inerente à função que exerce, o que também

inclui cuidados com a sua própria formação contínua.

Habilidades do professor de Ciências

1. Reconhecer argumentos favoráveis e desfavoráveis à

adoção de diferentes estratégias de ensino de Ciências, a partir

da descrição de situações de ensino e de aprendizagem.

2. Estabelecer relações efetivas entre ambiente natural e

ambiente construído pela intervenção humana, caracterizando o

primeiro pela relação entre seres entre si e com os componentes

inanimados do seu meio, e compreendendo o que deveria ser um

uso sustentável dos recursos naturais, revelando necessidades

e buscando discutir limites para a ação humana sobre o meio.

3. Compreender a participação do ar, da água, do solo e

do fluxo de energia nos ecossistemas, com a função essencial

da energia luminosa do Sol na produção primária de alimentos,

assim como as relações alimentares entre produtores, consumidores

e decompositores.

4. Caracterizar a dependência entre os sistemas vivos e as

características ambientais geográficas de cada região, situando

a diversidade de ecossistemas nas várias regiões brasileiras e a

importância de sua preservação.

5. Identificar as características básicas dos seres vivos,

como organização celular, obtenção de matéria e de energia e

transferência de energia entre seres vivos.

6. Comparar diferentes grupos de plantas sob diferentes

aspectos e, em particular, a reprodução de plantas com e sem

flores.

7. Classificar e agrupar para compreender a variedade de

espécies, apontando os reinos na classificação dos seres vivos e

destacando semelhanças e diferenças entre eles.

8. Identificar características de grupos de vertebrados e

invertebrados, identificando semelhanças e diferenças entre eles.

9. Identificar hipóteses e teorias sobre a origem e a evolução

dos seres vivos, que revelam como fósseis e outros registros

do passado mostram como se operaram transformações dos

seres vivos ao longo do tempo, reconhecendo igualmente as

causas e as consequências da extinção de espécies.

10. Demonstrar compreensão das estratégias e processos de

ocupação dos espaços pelos seres humanos e das consequências

da produção de alimentos, da obtenção de materiais do solo, do

subsolo e da atmosfera e, ainda, da domesticação de vegetais

e animais.

11. Demonstrar compreensão de como os ciclos naturais

do ar e da água e a biomassa viva ou fóssil são aproveitados e

processados para uso energético.

12. Identificar, em representações variadas, fontes e transformações

de energia que ocorrem em processos naturais e

tecnológicos, bem como selecionar, dentre as diferentes formas

de se obter um mesmo recurso material ou energético, as mais

adequadas ou viáveis para suprir as necessidades de determinada

região.

13. Reconhecer transformações químicas do cotidiano e

do sistema produtivo através da diferença de propriedades dos

materiais e do envolvimento de energia nessas transformações e

apontar necessidades e benefícios, assim como riscos e prejuízos

ambientais relacionados a alterações de processos naturais e à

contaminação por resíduos.

14. Compreender a constituição dos materiais, diferenciando

conceitos de elementos, substâncias químicas, misturas,

com suas propriedades físicas, revelando também uma visão

microscópica que responda por suas propriedades, assim como

ter uma compreensão das muitas radiações e de seu espectro,

em correlação com as suas diversas aplicações.

15. Caracterizar a saúde como bem estar físico, mental e

social, identificando seus condicionantes (alimentação, moradia,

saneamento, meio ambiente, renda, trabalho, educação, transporte

e lazer), e recorrendo a indicadores de saúde, sociais e

econômicos para diagnosticar a situação de estados ou regiões

brasileiras.

16. Reconhecer os agravos mais frequentes à saúde, suas

causas, prevenção, tratamento e distribuição, bem como as funções

dos diferentes nutrientes na manutenção da saúde.

17. Compreender o caráter sistêmico do corpo humano, descrevendo

relações entre os sistemas, ósseo-muscular, endócrino,

nervoso e os órgãos dos sentidos, mostrando também como se

relacionam sexualidade e saúde reprodutiva e como as drogas

interferem no organismo.

18. Construir uma representação da Terra, com suas dimensões,

estrutura interna e modelos de placas tectônicas, associando

essa compreensão com fenômenos naturais como vulcões,

terremotos ou tsunamis.

19. Situar a Terra no universo, associando os movimentos da

Terra aos aparentes da Lua, do Sol e das estrelas, às medidas de

tempo diário, às estações do ano e eclipses, assim como ter uma

compreensão do Sistema Solar, com as dimensões, distâncias e

características dos planetas.

20. Reconhecer o aspecto cultural relacionado às constelações,

bem como o movimento das estrelas no céu e sua relação

com movimentos da Terra. Identificar o Sol como uma estrela e

estabelecer o conceito de galáxia, compreendendo o movimento

do Sol na Via Láctea.

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