domingo, 23 de março de 2008

PSIQUISMO E O CORPO.

O corpo e o psiquismo precisam do social para se completar. E no social nos expressamos e nos relacionamos através de papéis. Estamos também fazendo uma distinção entre papéis sociais de gênero e o papel afetivo-sexual. Para que possamos exercer a nossa sexualidade em toda a sua plenitude é indispensável que o corpo seja provido das necessidades básicas e o psiquismo tenha os três fatores inatos desenvolvidos. Isso, no entanto, só é possível a partir da convivência com outros seres.

Um ser humano completo só pode ser entendido dessa forma se, além de satisfeitas suas necessidades físicas e psicológicas, tiver garantidos os seus direitos humanos e sua cidadania no exercício de seus papéis.

Precisa fazer valer a sua cidadania numa sociedade democrática e ter direitos e deveres garantidos por leis. Precisa Ter direito ao trabalho, à moradia, à educação, à saúde, ao voto, à participação nos governos e, no tema que estamos tratando, o direito de exercer a sua sexualidade independente da forma como ela se exterioriza.

Isso significa respeito ao corpo e as seus sentimentos, bem como aos das outras pessoas. Se houver um mínimo dessas condições, poderá se desenvolver saudavelmente e assumir papéis por meio dos quais vai se relacionar com os seus semelhantes.

Seguidores