domingo, 23 de março de 2008

A dimensão total do ser humano tem três abordagens básicas que são biológica, a psicológica e a social. Essas três bases são inter-relacionadas e inseparáveis. A abordagem psicológica nos remete à nossa mente, nosso psiquismo, às nossas emoções mais primárias, aos nossos afetos, aos nossos desejos, às nossas fantasias, aos nossos sonhos. O mundo social é um mundo que nos rodeia, povoado de outros seres, inseridos na natureza ou naquilo que o homem a transformou, como as cidades.

O nosso corpo "contém" o psicológico e está no mundo em relação com as outras pessoas. É impossível pensarmos em um desses três compartimentos de forma estanque. O ser humano não pode ser visto só pelo seu corpo, porque sem psiquismo ele está morto.

Um homem apenas "psicológico" também não existe, porque ele se expressa por meio da fala, da postura e do corpo. Além disso, um ser humano, com corpo e mentes perfeitos, não sobrevive se não estiver EM RELAÇÃO com outras pessoas.

Todos, quando nascemos, trazemos dentro de nós três potencialidades a serem desenvolvidas. A espontaneidade é a capacidade de responder adequadamente a uma situação nova ou dar uma resposta diferente a uma situação antiga.

Essa adequação se refere, antes de mais nada, a nós mesmo. Nesse sentido, ser espontâneo é estar presente "de corpo e alma" nas relações existentes a nossa volta. A espontaneidade, por outro lado, é o fator que nos permite ser criativos, ou seja, cria algo novo.

Seguidores