Parte 4 - Terapia e Modificação Comportamentais em BDSM
Esta página é uma continuação para os termos e conceitos básicos de BDSM
Esta página cobre especificamente os seguintes tópicos :
Jogo terapêutico
- Jogo terapêutico se refere a jogos que envolvem catarse, cura, e outras escolhas conscientes pelos parceiros para aprofundar-se ou modificar o comportamento ou sentimentos do bottom. O objetivo da terapia em BDSM é não competir, fingir ser, ou suplantar os terapeutas licenciados. É, ao contrário, uma exploração do fato que os amantes, parceiros atenciosos freqüentemente ajudam um ao outro a superar traumas e desafios, e freqüentemente ajudam um ao outro no esforço exigido para mudanças de comportamento e melhorias nas suas vidas. O modelo terapêutico de BDSM tem uma história antiga e surge normalmente em muitas relações.
Reforçando auto-imagens positivas e percepções de si mesmo
Para muitas pessoas, a intensidade do BDSM cria um ambiente de comunicação extremamente íntimo de união e de confiança entre os parceiros. A experiência de ter tal intimidade é, por si só, uma terapêutica para muitas pessoas. Freqüentemente o BDSM terapêutico não é nada mais do que um reforço do sentimento daquele que é amado, do que é capaz de amar, não importa as imperfeições de que a pessoa tenha ou experiências anteriores de vida.
Mas de uma certa forma o BDSM terapêutico vai mais além. Por exemplo, é comum que tops e/ou doms para reassegurar a seus bottoms e submissos acerca de suas auto-imagens e inseguranças, criem ou até mesmo jogos e cuidados posteriores para reforçar auto-imagens positivas e benéficas. Pessoas que não tem nenhuma dúvida internas sobre sua beleza, inteligência, competência, ou desejo são raras. O D/S oferece uma ambientação natural por meio do qual os doms às vezes podem oferecer aos submissos confiança e experiências positivas, e orientação em todos os tipos de dúvidas pessoais.
Muitas pessoas encontram o que se acontece com elas em percepções intrigantes no meio de uma cena do jogo. O poder de um relacionamento atencioso, a exploração de fantasias e novas experiências, a tensão de cenas intensas às vezes combinam para dar momentos de revelação ou entendimento dos egos internos. Estas percepções normalmente acontencem gradualmente durante os cuidados posteriores e as discussões que se seguem, algumas vezes podem acontecer até meses depois de uma cena. Tops como também bottoms descobrem que jogar intensamente leva a realizações surpreendentes que às vezes resolvem o quebra-cabeças sobre eles mesmos. Para muitas pessoas, estas percepções ocasionais deles e de seus parceiros, e as discussões íntimas para as quais elas conduzem, é uma atração adicional do BDSM.
Reforma comportamental
Alguns tipos de BDSM terapêutico envolvem reformas comportamentais. Talvez o bottom deseje efetuar algum tipo de melhoria de comportamento ou objetivo de vida. Ou talvez o dom mostre que uma mudança no comportamento ou atitudes do bottom resultariam em benefícios de longo prazo para ambos. Por exemplo, o bottom pode desejar aprender a focalizar mais no trabalho ou fixar prioridades melhores na vida. Um top ou dom pode ajudar a reforçar estas metas fixando recompensas e castigos para ajudar a induzir as mudanças desejadas. Não são todos os tops querem assumir a responsabilidade pelas principais mudanças de vida nos seus bottoms. Não obstante, é comum para doms quererem melhorar seus submissos de forma que não apenas nas preocupações imediatas do jogo mas também com as oportunidades de vida de seus parceiros.
Reforma de comportamento por BDSM é complexa porque o castigo pode ser na realidade uma recompensa para muitos bottoms ou submissos. Freqüentemente, entretanto, a decepção do dom é um castigo severo para si só.
Às vezes a reforma é realizada através de uma cena atordoante e especialmente traumática. A cena é concebida para ser muito chocante para que tenha o efeito de uma uma lição bem dura. No planejamento da cena dramática pode-se arriscar a destruir a confiança em que o relacionamento é estruturado; este risco deve ser levado bem a sério. Quando bem sucedidas, entretanto, os resultados de tais cenas podem criar um respeito duradouro, confiança e as próprias revelações descobertas são permanentes. Isto é um ponto positivo para o topo, e como tal é motivo de orgulho do topo, dar ao parceiro melhorias e saber durará toda vida não importa onde o bottom possa ir. Como tal, muitos topos pensam sobre e às vezes criam cenas projetadas para aturdir a fim de alcançar uma revelação ou mudança de comportamento a longo prazo.
Outra complicação da reforma comportamental é que é difícil de escolher uma possível meta. Em geral, escolher metas claras, simples, atingíveis e trabalhar um passo por vez é mais factível que metas mais complexas, de longo prazo. Repetições atenciosas de "Perca três quilos durante as próximas duas semanas" é mais provável de ter êxito que "Perca 50 quilos durante os próximos seis meses". Reforços positivos e negativos importam, como também o desejo do submisso para alcançar a meta.
Alguns métodos usados em executar reforma de comportamento no que se refere a condicionamentos será discutido em maior detalhes logo abaixo.
Experiências catárticas em Cena
Outra aplicação terapêutica freqüente de BDSM acontece para bottoms que descobrem que choram facilmente em cena. Tal catarse em cena é normalmente experimentada como jubilosa e preciosa pelo bottom. Pode parecer como uma grande surpresa para o topo, entretanto e especialmente, se o top causou uma quantia extraordinária de dor ou algum tipo de confusão emocional. Algumas vezes antes das lágrimas fluírem, o bottom deixa de se comunicar ou responder da maneira habitual. Muitos tops param cenas na primeira vez eles vêem lágrimas para se certificar que está tudo bem com o bottom. Em minha experiência, entretanto, o fluxo quieto de lágrimas em cena é quase sempre consensual, catártico, e uma experiência desejada pelo bottom. Também é surpreendente que no princípio o bottom normalmente não consegue expressar por que estas lágrimas vieram. Não necessariamente há nenhuma razão; e não parece correlacionada com qualquer experiência de negativa na vida do bottom. Pode ser apenas um alívio de tensão e o sentimento súbito da beleza da segurança e amor na presença do parceiro.
Um dos mais dramáticos mas amplamente relatado tipo de catarse algumas vezes acontece com indivíduos que sofreram abusos em suas vidas. Pessoas que fazem BDSM e foram abusados ou estuprados quando crianças (ou adultos) às vezes tem uma experiência de esclarecimento ao jogar consensualmente. O abuso que eles foram sujeitados era por definição não consensual, não era algo que eles poderiam controlar, e não era algo que eles queriam. Através do contraste, ser um bottom amado, sob circunstâncias de uma discussão amorosa anterior e a preocupação clara do top com o temor de violar o consentimento é uma iluminação de um fardo de medo pode ter estado por vida com o bottom. O simples presente de ter uma palavra de segurança e a habilidade de parar a ação - e assim também a habilidade para escolher onde ir - pode ser um ato de alegria, auto-estima, e catarse que muda a vida de alguém.
Às vezes tops e bottoms concordam em confrontar um pouco do medo ou das experiência negativas passadas atacando isto diretamente em cena. Por exemplo, alguém sujeitado a um estupro com uma faca apontada pode colocar facas fora limites dos jogos, mas pode depois de algum tempo se surpreende se o top estiver tirando uma faca, fazendo uma cena de estupro, e fazendo exatamente o que o estuprador fez pode ser uma forma de ego-ajuda. Jogos confrontacionais deste tipo são muito incomuns. Não apenas a maioria bottoms que experimentaram tais coisas não sentem que eles anseiam ou beneficiariam de tais confrontações diretas, mas muitos tops acham eles eles não podem realizar nada assim tão arriscado quando atingem tais estados emocionais de seus bottoms, até mesmo se o bottom está convencido que se mostrará proveitoso. Mas para outros, pode ser uma atraente e potencialmente cura esse tipo de jogo.
Tops experientes tendem a falar muito sobre seus encontros com o jogo terapêutico de uma forma ou outra. Mas uma coisa que não é falada o bastante na minha opinião é se jogando intencionalmente de tal forma e sendo isto trabalhado fora da cena, melhor (que é de fato freqüentemente o caso quando o jogo terapêutico for concluido com muita premeditação e preocupação entre os parceiros) também não compense o bottom por reviver o horror. Quer dizer, mesmo o ato de criar uma crise que será resolvida em cena pela confiança e beneficência da ajuda atenciosa do top pode viciar. O risco do bottom querer permanecer dependente e continuar restabelecendo a catarse de segurança e amor pode diluir o benefício potencial de libertar a si mesmo de outras recordações e medos horríveis. Talvez este tipo de hábito seja bastante inofensivo para a maioria das pessoas, um tipo de fetiche não diferente de qualquer outro fetiche. Mas é algo que parece se potencialmente perturbador, que eu não vi abertamente discutido. Eu às vezes vejo pessoas que fazem BDSM e são envolvidas em aspectos que ficam vivendo e revivendo certas raivas e afirmações. Eu não pretendo ter qualquer diretriz, entretanto, sobre o que poderia sinalizar um potencialmente versão insalubre de tal reviver.
Rompimento em Cena
Rompimento do bottom refere-se à intencional, sujeição consensual do bottom a um algum medo horrorizante, recordação indesejada, ou experiência terrível em cena a ponto que o bottom perde o autocontrole. O termo normalmente insinua o top está violando (com consentimento prévio) algum limite que o bottom tem que é profundamente fundamental ao cerne do bottom. Porém, algumas vezes as pessoas "se quebram" inesperadamente em cena se uma atividade também chegar bem perto do cerne da pessoa.
Rompimento é inquestionavelmente um modificador de vida para as pessoas. Ninguém que rompe, não altera algum conceito da sua vida. Rompendo com alguém em cena normalmente requer reunir com aquela pessoa novamente. Você quer uma vida toda de responsabilidade por causar um rompimento emocional profundo em alguém em um cena ? Os cuidados posteriores por romper as cenas pode durar muito tempo. Pode durar um fim de semana ou então chegar até mesmo a algumas semanas de discussões atenciosas que ainda assim, poderiam não ser o bastante. É uma idéia boa para falar com antecedência sobre possibilidades extremas e responsabilidades de cada parceiro.
O que acontece quando uma pessoa rompe uma cena depende da pessoa e da situação. A pessoa poderia se enrolar em silêncio distante, enquanto está indo embora emocionalmente (veja Parte 2). Flashbacks, lágrimas, e raiva podem ser misturadas tudo junto. Comumente, a pessoa se torna ambos fisicamente e emocionalmente descontrolado, chorando, batendo, gritando, ou se enfurecendo. Na próxima seção em raiva nós discutimos algumas idéias para como controlar tais situações.
Raiva em Cena
Raiva é um estado no que bottoms às vezes entram induzidos, às vezes entram acidentalmente, às vezes em jogo terapêutico, ou às vezes durante os rompimentos de cenas. A profundidade da raiva da pessoa varia. Às vezes o bottom tem uma consciência vaga que isto é uma cena, mas qualquer um que se sente seguro o suficiente para deixar atingir selvagemente o top ou lutar de modo selvagem com as correntes. Outras vezes o bottom perde completamente a noção de onde ele ou ela está ou o que está acontecendo.
Raiva às vezes é catártica para os indivíduos deixarem estravazar dentro de um contexto de uma cena com um topo consciencioso, alerto. A experiência de desafio extremo pode ir de romper uma cena, a um chorar incontrolável ou dirigir toda a sua fúria. Porém, lidando com raiva em cena é arriscado para ambos os parceiros. Enquanto todos os estados extremos requererem agilidade por parte do topo, raiva requer um pouco de considerações especiais.
Se o bottom entra em um estado raiva freqüentemente nenhum é hora de considerar preocupações com a segurança inesperadas. O topo tem que tomar cuidados imediatamente com a segurança física para ambos os parceiros. Pessoas que estão enfurecidas nem sempre respondem para as formas de dor comuns. Um bottom que ordinariamente poderia parar de um tapa bem dado, uma torção da articulação, ou apertando em um ponto de pressão podem não responder enquanto em um estado de raiva.
Embora acidentes físicos em cenas são incrivelmente raros, ombros deslocados, costelas quebradas, mas bater a cabeça várias vezes podem acontecer em segundos em cenas se o bottom entrar em uma raiva incontrolável. A inconsciência também é possível. O topo como também o bottom pode estar a risco, ou por causa do bottom que pode estar batendo ou porque pode atacar, ou por causa do próprio curvar do topo para proteger o bottom de se machucar.
Em termos de segurança emocional, freqüentemente, a coisa mais sábia para o topo é pelo menos não se retirar da situação. Levar o bottom, de repente, para fora de um flashback ou estado de extremo de raiva, pânico, ou distância emocional quase nunca é emocionalmente ideal para o bottom. Embora o que está acontecendo pode ser amedrontandor ao topo, tais estados são momentos para o topo fixar aparte o dele ou os próprios medos dela e focaliza em o que o bottom precisa, enquanto pesa os fatores de segurança emocionais e físicos. Às vezes, a coisa mais segura para fazer é arejar a cena suavemente ou redireciona-la. Mas a observação de muitos tops experientes baseado nas suas experiências e discussões com os seus bottoms é que se o topo tem que a segurança física mais ou menos sob controle, a coragem do topo para aderir com o bottom e sair do outro lado normalmente é a melhor escolha.
Toda cena é diferente. Se você for o topo, então o bottom é sua responsabilidade confiada, com ninguém a não ser você para tomar as decisões certas. Você pesa toda a informação que tem e faz o melhor pode.
Condicionamento a partir de Jogos Extremos
Há muitos riscos em jogos extremo, alguns dos quais foi discutido acima. Porém, um risco que é bastante comum é o do condicionamento. O condicionamento negativo acontece quando algum tipo de jogo acontece de forma desconforme que o bottom não quer desfrutar ou não quer experimentar. Condicionamento positivo acontece quando alguém está pemanentemente motivado a desfrutar de coisas que não forma previamente experimentadas e aprovadas. Ambas as coisas acontecem em BDSM.
Um exemplo comum de condicionamento positivo em BDSM que às vezes acontece é quando um bottom que teme ou não quer experimentar qualquer tipo de dor e quando vier a experimentar isto em um contexto sexualmente agradável acabe gostando. Por exemplo, alguém que nunca gostou de ter os seus mamilos beliscados podem vir achar isto muito excitante se for introduzido nas circunstâncias certas.
Infelizmente, não há nenhuma garantia. Se você não gosta ou não quer gostar de dor, é muito improvável que qualquer pessoa consiga fazer que goste de dor associando isto com o prazer sexual. A maioria das pessoas que experimentaram condicionamento positivo falam disto como se fosse uma surpreendente, entretanto feliz, coincidência. Não é algo que está amplamente e que tops podem criar à vontade. Isto não impede que alguns tops reivindinquem que eles possam realizar tais coisas, claro ! Uso de hipnose e magia são na realidade estilos de jogos ocasionais promovido por tops que gostam de tal forma de controle da mente. Com o direito interpessoal garantido, indubitavelmente tais experiencias podem usadas em uma cena. Como os psicólogos sabem a bastante tempo, o condicionando até mesmo em animais não é uma coisa segura sem circunstâncias altamente controladas, e se o consentimento é exigido, pode ser até mais difícil de realizar. Não é que não há princípios morais nisso tudo, é que em geral, condicionamento humano não é uma questão simples.
Praticabilidade aparte, fantasias de tops e bottoms sobre cenas em que o bottom é "treinado" através de associação para implorar, querer desesperadamente ou desejar fazer qualquer coisa associando o ato com prazer sexual é bastante comum. Até certo ponto, algumas pessoas tem esse tipo de atividade às vezes fora de uma cena. Mas o ponto aqui é que você normalmente não pode contar com tais associações positivas e quando elas entram em vigor.
Condicionamento de negativo também acontece, e é um dos riscos de se jogar perto das extremidades. Às vezes cenas organizadas de boa fé apenas acontecem para levar os bottons a um estado deprecivo ou ir muito mais longe. Nenhuma parceiro pode predizer qual vai ser a reação em cena, muito menos qual será reação que se segue depois uma cena. Tentar jogos ou cenas como o controle de respiração ou uma cena de estupro arrisca-se fracassar já que o bottom pode simplesmente ficar horrorizado só em pensar em fazer novamente e sempre tal coisa. Isto pode acontecer até mesmo se todos os parceiros concordam que eles agiram de boa fé baseado em negociações anteriores.
A maioria condicionamento negativo eu tomei conhecimento, aconteceu em situações onde o condicionamento positivo foi feito de maneira incorreta, felizmente não é permanente. Um dos exemplos mais comuns de condicionamento tido como errôneo é quando são ensinados aos bottoms a terem orgasmo sob comando, mas quando o relaciomaneto for desfeito ou rompido meses ou mesmo anos depois, eles não conseguem ter orgasmos de forma nenhum. A privação do estímulo que o fazem ter orgasmo não é algo com uma substituição fácil. É uma experiência muito assustadora. Felizmente, isto parece passar em certa de seis meses ou menos é assim para a maioria das pessoas de quem eu ouvi disto. Mas é um risco que alguém deveria considerar antes de aceitar algo como ser ensinado a ter orgasmos sob comando ou ordens.
Condicionamento de negativo para até o ponto de pânico em experiências previamente prazerosas também são comuns. Exemplos comuns são escravidão, sexo oral, cenas de estupro, e controle de respiração. Novamente, a maioria das pessoas informam que estas associações parecem passar a tempo. Alguém que experimenta uma cena ruim -- uma cena que dá errado ou vai muito alem por uma razão ou outra -- freqüentemente experimenta apenas traumas temporários se o topo agiu de boa fé e está disposto discutir as coisas nos cuidados posteriores. Isto não significa, entretanto, que o trauma do condicionando necessariamente passam em um algumas horas. Os efeitos podem demorar por meses. Em casos onde o topo agiu de ma fé ou se os parceiros não pode discutir a experiência, os resultados realmente podem ser permanentes. Para uma discussão honesta de idéias de como controlar cenas ruins como também outras responsabilidades de tops, veja O Livro do Top, de Dossie Easton e Catherine A. Liszt.
É difícil de ter uma boa sensação de um condicionamento negativo porque cenas ruins nem sempre são conversadas mutuamente. Parte disso pode ser embaraço. Parte pode ser porque estes assuntos são questões privadas importantíssimas que requer uma resolução através de discussão particular entre os parceiros. Quaisquer que sejam as razões, entretanto todos nós sabemos que cenas ruins e condicionamento negativo acontecem às vezes para qualquer um que freqüentemente jogam, nós realmente não sabemos de todas as possibilidades que o condicionamento negativo permanente resulta.
Para as pessoas dispostas a jogar com o consensualmente consensual, rompimento, terapia, raiva, ou outros estados intensos em cena, a possibilidade de condicionamento negativo é um risco conhecido e aceitável para muitas dessas pessoas. Coisas ruins às vezes acontecem; sua vida e o que você gosta pode mudar. Mas para outros, esse tipo de risco não é de forma nenhuma desejado. Se tais níveis risco não for para você, não faça.
Mais complexo ainda que o consensualmente é usar o condicionamento negativo para induzir medos e horrores no bottom, talvez com a intenção de acrescentar atividades ao jogo que satisfaçam os parceiros onde não havia nenhuma forma medo ou raiva. Este é um tipo de jogo que é extremamente arriscado e pode causar que dano emocional da longo prazo. Por outro lado, se medo é algo que você almeja mas não está suficientemente convencido disso (digamos, porque você confia verdadeiramente em seu top e que realmente não vai te machucar, que mesmo que seu topo tirasse uma em cena que você saberia que era apenas uma ameaça e não algo para de fato temer), dor extrema ou subjugação extrema o ponto que você tema algo que nunca temeu anteriormente às vezes podem serem induzidas. Esse tipo de jogo pode ter conseqüências a longo prazo é óbvio. Os custos e benefícios são, ambos, complexos.