sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

PROJETO GAAPIS


PROJETO  GAAPIS
PROJETO ANUAL DE  ATIVIDADES  DE  DESENHO  NA  FUNDAÇÃO  CASA.
JANEIRO 2011.
Introdução:
Atividades dentro do contexto de desenhos artístico nos moldes do desenho a mão livre e técnicas aplicadas para aperfeiçoamento do desenho de observação  com caráter lúdico e educativo. Atendendo as necessidades do Plano Político Pedagógico (PPP) o projeto de desenho equivale á elaboração e um breve planejamento do setor de atendimento socioeducativo em desenho. Promover a socialização e integração dos adolescentes e jovens com a família, escola e comunidade por meio das Artes e do desenho, tendo como foco o uso do desenho dentro do conceito multidisciplinar em temáticas variadas, proporcionando um desenvolvimento global do indivíduo e interação com diferentes materiais para produção de trabalhos manuais de desenho e pintura,também informações educacionais variadas sobre Informática e Saúde e higiene pessoal  para aproveitamento na vida social e profissional.O seu desenvolvimento e foco devem atender e englobar a todos os adolescentes sem exceção, buscando a integração com as atividades que mais se identifique de forma voluntária, saudável e viável. Porém as sansões disciplinares são requisito para a exclusão das atividades propostas e planejadas. Específicos: Desenvolver o senso de observação percepção e construção da imagem, e analisar os objetivos envolvidos na construção de desenhos
Objetivo:
Oportunizar o adolescente á vivenciar atividades de desenho na unidade de internação utilizando os espaços diferenciados e preenchendo com o material produzido também expondo seus trabalhos para suas famílias com autorização da instituição em visitas agendadas, , buscando a reintegração social, o enriquecimento pessoal e psicológico, a prática e vivencia com desenhos de caráter lúdico e artístico e a vivência dos diversos tipos de produção no que diz respeito ao desenho dentro e fora da unidade. Gerais: Incentivar observação critica e análise pessoal  dentro das variadas formas e vertentes de desenhos  existentes  no  cotidiano social urbano de grandes cidades .Arte das Ruas  (GRAFITTI),Letreiros,Baners,livro,propagandas,HQ.
Desenvolvimento:
Identificar as diversas formas de desenho dentro de diferentes contextos e variações de trabalho tendo  formas e figuras como referencia, sendo realizada a confecção dos trabalhos pelos adolescentes buscando o aprimoramento de suas técnicas a nível pessoal .Pesquisa teórica dos objetivos e a proposta que engloba o evento, descobrindo seu significado dentro do mundo do desenho  identificando suas principais características e seu envolvimento dentro do contexto sociocultural do planeta.
Desenvolver através de filmes e aulas expositivas de sala de aula a produção pessoal e incentivar o aprimoramento de técnicas e da forma de olhar o desenho  tendo em foco o aprimoramento do conhecimento da cultura ,dos autores,das técnicas usadas e conhecidas com materiais previamente solicitados.
Duração:
A duração do projeto é anual com variações das técnicas e materiais a serem utilizados ao longo do curso de 2010/2011.
Resultado Esperado:
O resultado esperado é aprimorar o conhecimento dos adolescentes dentro dos diversos contextos do desenho desde a arte de rua (grafite) até mesmo técnicas de desenho artístico e publicitário,desenvolvimento de pinturas e técnicas durante as aulas assim dentro do contexto pedagógico inserir questões culturais, históricas e filosóficas sobre os temas inseridos.
Referencias bibliográficas
BESSA, M. Artes Plásticas entre as Crianças. Rio de Janeiro: José Olympio, 1969.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares Nacionais: arte. Brasília: MEC/SEF, 2001.
GESELL, A. A criança de 5 a 10 anos. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
LOWENFELD, V. & BRITTAIN, W.L. Desenvolvimento da capacidade criadora. São Paulo: Mestre Jou, 1977.
LOWENFELD, V. A criança e sua arte. São Paulo: Mestre Jou, 1977.
OSBORNE, E. Compreendendo seu filho de 7 anos. Rio de Janeiro: Imago, 1993.
READ, H. A educação pela arte. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
SANS, P.T.C. A criança e o Artista. 2ed. Campinas: Papirus, 1995.
SÃO PAULO. Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Proposta Curricular para o ensino de educação artística: 10 grau. São Paulo: SE/CENP, 1992.

JACKSON RICARDO BORGES DA SILVA
Profissional de Educação de  Desenho



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