Projeto pedagógico GAAPIS
Projeto pedagógico GAAPIS – Ano; 2011
GAAPIS - ( Associação Grupo Ação de Assistência, Promoção e Integração Social ) – PROJETO PEDAGÓGICO MULTIDISCIPLINAR DE DESENHO EM SEUS DIFERENTES CONCEITOS VERTENTES E APRESENTAÇÕES.
- CONCEITOS RELATIVOS A SAUDE ,DST / AIDS E HIGIENE PESSOAL.
Professor Educador: Jackson Ricardo Borges
· Justificativa;
Promover a socialização e integração dos adolescentes e jovens com a família, escola e comunidade por meio das Artes e do desenho ,tendo como foco o uso do desenho dentro do conceito multidisciplinar em temáticas variadas, proporcionando um desenvolvimento global do indivíduo e interação com diferentes materiais para produção de trabalhos manuais de desenho e pintura,também informações educacionais variadas sobre Informática e Saúde e higiene pessoal para aproveitamento na vida social e profissional.
· Objetivos gerais e específicos;
Gerais: Incentivar observação critica e análise pessoal dentro das variadas formas e vertentes de desenhos existentes no cotidiano social urbano de grandes cidades .Arte das Ruas (GRAFITTI),Letreiros,Baners,livros,propagandas de TV,materiais escolares ,também explicar de forma clara sobre como se usar um computador no dia a dia como ferramenta para auxilio profissional e pessoal como por exemplo na elaboração de cartas ,currículos,como se navega na internet,como se calcula com Excel,o que é um teclado,um mouse,explicando-se o conjunto e as partes.
No contexto geral. Informações sobre hardware e software e atualidades. Identificar as transformações científicas, os grandes males dos nossos tempos como a AIDS, DROGAS e a presença das DST “S- Doenças sexualmente Transmissíveis no nosso dia a dia, como evitá-las e informações sobre a importância da higiene pessoal como prevenção de doenças causadas por Vírus e Bactérias.
Específicos: Desenvolver o senso de observação percepção e construção da imagem, e analisar os objetivos envolvidos na construção de desenhos e símbolos no desenho e em informática. Aprimoramento da coordenação motora, senso de observação e interpretação de imagens. Introduzir conceitos e informações de informática de uso cotidiano, saúde e higiene pessoal para vida social em comunidade e para o trabalho.
· Cursos oferecidos;
-Desenho de observação e suas técnicas.
- Demonstrações dos variados tipos de desenhos conhecidos e aplicações profissionais,Desenho de letras e cartazes,Grafite,desenhos de anatomia e desenhos de retrato e informatizados.
Introdução a informática.
-HARDWARE BÁSICO.
-SOFTWARE.
- Conhecendo a máquina .
-Como produzir cartas ,textos,currículos e documentos com auxilio do Word.
-Como utilizar planilhas de cálculos no Excel.
-Como fazer slides e apresentações e navegar na internet.
-Informações relativas a Saúde e higiene pessoal.
-DST/AIDS e MÉTODOS DE PREVENÇÃO.
· Duração do curso;
a critério da instituição.
· Idade para ingresso e conclusão;
· Sondagem de conhecimento para ingresso no curso;
· Organização curricular, com carga horária (disciplinas ou módulos); todos a critério da instituição.
· Metodologia;
Visual com auxilio de instrumentos e explicativa.
· Recursos Didáticos e equipamentos;
· Apostilas ou livros adotados;
- A critério do educador.
· Competências adquiridas pelos alunos;
Observadas em suas avaliações e trabalhadas diretamente com o aluno de acordo com o nível de aprendizado alcançado.
· Sistema de avaliação;
-Notas atribuídas ao fim de cada trabalho ou avaliação apresentada.
Certificação.
-A critério da instituição
· Referencias bibliográficas
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SANS, P.T.C. A criança e o Artista. 2ed. Campinas: Papirus, 1995.
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•TJARA. Sanmya Feitosa; Projetos em Sala de Aula — Access: Ed. Érica: 3ª Ed.: 2004;
São Paulo; SP.
•VELOSO. Fernando de Castro Informática Conceitos Básicos 7ª Ed. Ed. Campus. 2004:
Rio de Janeiro. RJ
•SANTOS, Ademar de Araújo Informática na Empresa ed Atlas. 3ª ed. 2003
•TORRES, Gabriel Redes de Computadores - Curso Completo ed Axcel Books. 2004
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