A Acupuntura e a Historia da MTC.Medicina Tradicional Chinesa.Entre a ciência e a transcendência.
"Yin e Yang"
Estão contidas em Tao, o princípio básico de todo o universo. Criaram toda a matéria e as suas transmutações. Tao é o começo e o fim. Vida e morte e, é, encontrado nos Templos dos Deuses. Se, se deseja curar a moléstia, deve-se procurar a sua causa básica."
( Nei Jing, Capítulo. 5.)
A Acupuntura (Zhenjiu) é uma das partes da tradicional forma de medicina chinesa, onde a origem perde-se na pré-historia.Esta ciência surgiu na China em plena Idade da Pedra, ou seja, há aproximadamente 4.500 anos atrás.Segundo a teoria da Acupuntura, todas as estruturas do organismo se encontram originalmente em equilíbrio pela atuação das energias Yin (negativas) e Yang (positivas). Exemplo: através do princípio Yim e Yang podem-se explicar os fenômenos que ocorrem nos órgãos através dos conceitos de superficial e profundo, de excesso e deficiência, de calor e frio. Portanto se as energias Yim e Yang estiverem em prefeita harmonia, o organismo, certamente estará equilibrado. E se estas energias positivas e negativas estiverem desequilíbrado gerará a doença.Segundo o Hwang ti Nei Jing, escrito há cerca de 700 anos a.C., os chineses da Idade da Pedra descobriram que o aquecimento do corpo com areia ou pedra quente aliviava as dores abdominais e articulares. Essa foi a origem da moxa. Em vários locais da China foram encontrados Zhem Shih - agulhas de pedra, que datam a idade da pedra. Essas agulhas foram encontradas juntamente com outros instrumentos de cura.
Documentos Históricos:
Os estudos arqueológicos, nos da uma noção de quanto e antiga é esta arte milenar de promover a saúde.
Era do Imperador Amarelo ( 2704-2100 a.C.). Escritos preservados em cascos de tartaruga, chegamos à conclusão de que, naquela época, a Acupuntura já tinha um certo nível de desenvolvimento.
Dinastia Chia, Shang, Tsou ( 2100-1122 a.C.) e período Chuen Chiou Zhan kuo (1122-221 a.C.)
Foram formulados o princípio do Yin-Yang, da teoria dos cincos elementos e dos meridianos. No Hwang ti Nei Jing (Tratado de Medicina Chinesa) encontraremos:
A descrição minuciosa dos Meridianos ou Canais, síndromes e tratamento das doenças.
Imagem retirada do livro Acupuntura. A arte chinesa de curar. De Félix Mann. Editora Hemus. Um livro que possui um linguajar simples e profundo, ideal para principiantes e a quem deseja conhecer um pouco mais a Medicina chinesa.
Os números e o nomes dos pontos dos meridianos.
As modalidades e maneiras de utilizar os nove tipos de agulhas, sua aplicação e os métodos de tonificação e dispersão.
Indicação dos pontos importantes para cada tipo de doença, além dos pontos proibídos e fatais.
O Nan Jing, escrito por Pien Chueh, veio preencher as lacunas e deficiências do Hwang Ti Nei Jing. Outro manuscrito, que se tem notícia, e o Tsen Jing, foi perdido.
O famoso médico de Medicina Chinesa Pien Chueh descreveu a ressuscitação de uma pessoa considerada já morta, pela aplicação das agulhas.
Muitos outros dados Históricos foram escritos a respeito da Acupuntura comprovando sua eficiência e eficácia.
Já na mais remota antigüidade, os chineses haviam comprovado que cada vez que um órgão do corpo humano estava perturbado em seu funcionamento, certos pontos estavam muitos sensíveis. Em todas os indivíduos, em que determinadas disfunções de um órgão, tornava doloroso os mesmo pontos situados nos mesmos lugares do corpo, as variações destes pontos mudavam de acordo com o órgão afetado. Os chineses observando essas correlações, concluíram, que alguns determinados órgãos correspondiam a pontos específicos. Observarão que uma pressão em determinado ponto aliviava dores, e repercutia no funcionamento de órgãos especificos, produzindo, em geral, alívio. Esses pontos sensíveis não se encontram dispostos de maneira aleatória.