Sumário - ( GERAL )
Apresentação 8
1. Uma educação à altura dos desafios contemporâneos 9
2. Princípios para um currículo comprometido com o seu tempo 12
I. Uma escola que também aprende 12
II. O currículo como espaço de cultura 12
III. As competências como referência 13
IV. Prioridade para a competência da leitura e da escrita 16
V. Articulação das competências para aprender 18
VI. Articulação com o mundo do trabalho 20
A área de Ciências Humanas e suas Tecnologias 26
A Matemática e as áreas do conhecimento 28
Por que uma área específica para a Matemática? 29
A área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 31
A área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias 34
1. A presença das Ciências da Natureza na sociedade contemporânea 34
2. A aprendizagem na área das Ciências da Natureza na educação de base 35
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
para a disciplina de Biologia 41
Por que ensinar Biologia? 41
Como e o que ensinar? 42
Conceitos fundamentais de Biologia 43
Temas de estudo 44