Comentários sobre Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura - São Paulo Capital - São Paulo
Objetivos:
O curso centra-se na formação de um novo tipo de profissional e pesquisador apto a interpretar as dimensões educacionais, artísticas e histórico-antropológico-culturais das sociedades contemporâneas.
Dirigido a:
Professores em geral e profissionais que atuam nas áreas de Educação, História e Artes, em seus múltiplos campos afins, tais como: formação de professores, ensino-aprendizagem e novas tecnologias, educação ambiental, história da cultura, políticas culturais, filosofia, teoria e crítica das artes e do design, cultura visual, linguagens digitais, multimidia, hipermidia e internet.
Diploma:
Mestre em Educação, Arte e História da Cultura
Conteúdo:
Linhas de pesquisa
Formação do educador para a escola contemporânea
- A escola como "locus" da atividade profissional do professor; relação professor/aluno; domínio dos saberes pedagógicos; interface com linguagens artísticas e novas tecnologias; postura ética, política e cidadã do educador na sociedade contemporânea.
- História das culturas e das artes nas sociedades contemporâneas
Tendo como cenário e referencial as Sociedades Contemporâneas, esta linha de pesquisa se compromete a investigar como as artes em suas expressões eruditas, populares, massivas e folclóricas em diálogo com as mais diversas expressões.
- Tecnologias e linguagens: hipermidia e internet
As pesquisas aqui desenvolvidas voltam-se para a percepção histórico-crítica das linguagens e seu papel no processo de comunicação humana,enquanto envolvem a tecnologia,suas diferentes expressões e seus possíveis impactos na área artística e educacional.
Disciplinas Obrigatórias
- Culturas e artes: Abordagens histórico-antropológicas
- Formação do docente: Novas tecnologias e cidadania
- Produção do conhecimento, ambientes virtuais, arte e tecnologia
Disciplinas Optativas:
- A Imagem da mulher: Um estudo antropológico
- Arte brasileira
- Desenvolvimento Profissional e Pesquisa
- Educação em ambientes virtuais e ação docente
- Estratégias da imagem
- Formação do professor para o ensino superior brasileiro na Sociedade Contemporânea
- História da cultura
- Interdisciplinaridade da educação ambiental
- Metodologia das linguagens artísticas
- Métodos criativos em cultura digital
- Pedagogia da Sensibilidade
- Subjetividade e cultura
Objetivos:
O curso centra-se na formação de um novo tipo de profissional e pesquisador apto a interpretar as dimensões educacionais, artísticas e histórico-antropológico-culturais das sociedades contemporâneas.
Dirigido a:
Professores em geral e profissionais que atuam nas áreas de Educação, História e Artes, em seus múltiplos campos afins, tais como: formação de professores, ensino-aprendizagem e novas tecnologias, educação ambiental, história da cultura, políticas culturais, filosofia, teoria e crítica das artes e do design, cultura visual, linguagens digitais, multimidia, hipermidia e internet.
Diploma:
Mestre em Educação, Arte e História da Cultura
Conteúdo:
Linhas de pesquisa
Formação do educador para a escola contemporânea
- A escola como "locus" da atividade profissional do professor; relação professor/aluno; domínio dos saberes pedagógicos; interface com linguagens artísticas e novas tecnologias; postura ética, política e cidadã do educador na sociedade contemporânea.
- História das culturas e das artes nas sociedades contemporâneas
Tendo como cenário e referencial as Sociedades Contemporâneas, esta linha de pesquisa se compromete a investigar como as artes em suas expressões eruditas, populares, massivas e folclóricas em diálogo com as mais diversas expressões.
- Tecnologias e linguagens: hipermidia e internet
As pesquisas aqui desenvolvidas voltam-se para a percepção histórico-crítica das linguagens e seu papel no processo de comunicação humana,enquanto envolvem a tecnologia,suas diferentes expressões e seus possíveis impactos na área artística e educacional.
Disciplinas Obrigatórias
- Culturas e artes: Abordagens histórico-antropológicas
- Formação do docente: Novas tecnologias e cidadania
- Produção do conhecimento, ambientes virtuais, arte e tecnologia
Disciplinas Optativas:
- A Imagem da mulher: Um estudo antropológico
- Arte brasileira
- Desenvolvimento Profissional e Pesquisa
- Educação em ambientes virtuais e ação docente
- Estratégias da imagem
- Formação do professor para o ensino superior brasileiro na Sociedade Contemporânea
- História da cultura
- Interdisciplinaridade da educação ambiental
- Metodologia das linguagens artísticas
- Métodos criativos em cultura digital
- Pedagogia da Sensibilidade
- Subjetividade e cultura